Gastronomia

6 comidas típicas de inverno espalhadas no Brasil

Conheça 6 pratos brasileiros perfeitos para saborear durante sua viagem no frio

comidas típicas de inverno
O Fondue, originário da Suíça, é bastante apreciado no Brasil, principalmente durante o inverno. Foto: Canva.

O frio é uma época que nos convida a aproveitar a tranquilidade e os prazeres de sabores que nos fazem sentir bem, não é mesmo? E quando pensamos nas delícias que podemos saborear durante uma viagem no frio, é impossível não mencionar as comidas típicas de inverno que aquecem não só o corpo, mas também o espírito.

Entre todas as opções que pensamos, a fondue é, com certeza, uma das melhores no inverno. O fondue faz muito sucesso entre os brasileiros, principalmente no Sul do Brasil, como em Campos do Jordão. Mas você sabia que este prato tem origem suíça? Isso porque os camponeses, nas montanhas, não podiam sair devido ao frio e à guerra, então, criaram essa delícia para se aquecer e alimentar. E como o fondue é delicioso, o brasileiro não pensou duas vezes em trazer para cá, não é verdade?

Então, se você não precisa viajar para muito longe para experimentar o melhor da gastronomia, afinal, a nossa culinária oferece diversos pratos quentinho e aconchegantes que merecem ser saboreados, que tal conhecer essa variedade de sabores espalhados de norte a sul pelo país?

Pratos quentes e típicos para experimentar na sua viagem

  • Sarapatel (Recife–PE): Se você gosta de experimentar novos pratos, não pode deixar de provar o Sarapatel em Recife. Este prato é feito das partes internas do porco cozidas com louro, sangue e uma pitada de pimenta que esquenta completamente. Gostou da receita? É uma adaptação de um prato português que conquistou o paladar nordestino e hoje é muito comum nas mesas recifenses durante o inverno.
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Sarapatel, prato típico de Recife – PE.
  • Caldo de Piranha (Recife): E que tal uma parada em Bonito para saborear um Caldo de Piranha? Sim, você ouviu direito! Esse prato simples, mas cheio de sabor, é feito com a famosa piranha do Pantanal, acompanhada por cebola, pimentão, pimenta-malagueta e manjericão. Dizem que além de esquentar o corpo, esse caldo tem poderes afrodisíacos. Não é à toa que está na lista das melhores comidas de inverno do Brasil. Quem diria, né?
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Calda de Piranha, prato típico de Recife–PE. Fonte: Canva
  • Maniçoba (Belém–PA): Ah, a Maniçoba! Uma espécie de feijoada paraense que faz até o feijão-preto corar de inveja. Originária da culinária indígena, essa iguaria tem uma preparação que mais parece uma maratona culinária: folhas de mandioca, a tal maniva, são lavadas e cozidas por dias a fio para se livrarem do ácido cianídrico. Depois desse banho prolongado, entram em cena o paio, o pé de porco e a costelinha, formando uma sinfonia de sabores. E para completar, acompanha arroz branco, farinha de mandioca e um molho de tucupi com pimenta-de-cheiro. Ah, e não podemos esquecer: É lá em Belém, no Pará, que você encontrará essa obra pima, direto da gastronomia paraense. 
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Maniçoba, prato típico de Belém–PA. Fonte: Canva
  • Tacacá (Belém – PA): Ainda em Belém, dona de uma riqueza gastronômica enorme, temos o famoso Tacacá. Esse caldo indígena feito com goma de tapioca, tucupi, camarões, mandioca e jambu é uma verdadeira delícia para os amantes da boa comida. E o melhor é que você pode experimentá-lo nas ruas de Belém do Pará, onde é considerado comida de rua, ou em restaurantes chiques que fazem versões diferentes desse clássico da culinária paraense. 
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Tacacá, prato típico de Belém–PA. Fonte: Canva
  • Moqueca Capixaba (Vitória–ES): E se sua viagem gastronômica incluir uma parada em Vitória, não deixe de experimentar a Moqueca Capixaba, uma das comidas de inverno mais procuradas no Brasil. Esse cozido de peixe, sem leite de coco e dendê, tem um sabor único graças ao caldo feito com tomates, óleo de urucum e caldo de peixe. Este prato típico de inverno é uma verdadeira herança dos escravos angolanos que encontrou seu lar no Espírito Santo e conquistou paladares ao redor do país.
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Moqueca capixaba, prato típico de Vitória–ES. Fonte: Canva
  • Barreado (Morretes–PR): Por último, não podemos deixar de falar do Barreado de Morretes, cidade localizada no Litoral do Paraná. Um prato que tem suas origens nos Açores e é cozido por horas até desmanchar na boca. Servido com arroz e banana-da-terra fatiada, está entre os melhores pratos quentes, é uma verdadeira explosão de sabores que merece ser apreciada completamente. Sem dúvidas, é uma das comidas de inverno mais gostosas do Paraná.

    Ah, caso você vá a Morretes, não deixe de passar pelo famoso teste do barreado! Você já ouviu falar? É uma tradição curiosa: o garçom do restaurante desafia os clientes virando o prato cheio de barreado misturado com farinha, sobre suas cabeças. Se o pirão não cair, significa que o barreado está no ponto perfeito! Uma verdadeira prova de habilidade e confiança, não é mesmo? Então, me diga, você teria coragem de passar por essa experiência única?
6 comidas de inverno espalhadas pelo Brasil
Barreado, prato típico de Morretes–PR. Fonte: Canva

As melhores comidas típicas de inverno estão de norte a sul do Brasil

Agora que você sabe que o Brasil é dono das comidas de inverno mais deliciosas e surpreendentes, não deixe de escolher um destes lugares que listamos e entrar nessa aventura gastronômica única. Afinal, o que está esperando para saborear essas delícias?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo